MATÉRIAS

Shelby Cobra Daytona, o pesadelo das Ferraris

Lendário e poderoso, o projeto mais importante de Carrol Shelby

Por Leo Peshkov

Shelby Cobra Daytona Coupé 1965

 

O Shelby Cobra Daytona Coupé é baseado e construído sobre o chassis do AC Cobra e foi idealizado e fabricado com o objetivo maior e notório de competir contra das Ferraris 250GTO.

 

Shelby Cobra Daytona 1965 em Pebble Beach 2015

 

Carrol Shelby havia vencido as 24 horas de Le Mans em 1959, e havia decidido que um dia voltaria lá para vencer com um carro norte-americano dele.

 

Anos mais tarde estava lá com o Cobra, mas tinha que bater as poderosas Ferrari 250GTO, e notara que o design roadster do Cobra, apesar de mais potente que as Ferrari, tinha muito arrasto na longa Mulsanne de Le Mans. de quase 5 quilômetros de extensão, ou seja, com velocidade máxima quase 30 Km/h a menos, numa reta tão longa, mesmo que fosse mais rápido na parte sinuosa do circuito, o faria ficar 10 segundos para trás, por volta. A solução, criar um Cobra com carroceria fechada.

 

Shelby Cobra Daytona 1965 em Pebble Beach 2015 

 

Simplesmente fechar o Cobra não se mostrara suficiente, um novo design deveria ser criado, com a traseira mais alongada, aerodinâmica repensada. Estava nascendo o Daytona, que atingia nas retas 300Km/h, contra os 253 dos Cobras... e os 299 das italianas 250GTO.

 

Shelby Cobra Daytona 1965 em Pebble Beach 2015

 

Seis unidades dos Shelby Cobra Daytona foram construídos entre os anos de 1964 e 1965 e estes garantiram a Carrol Shelby, como construtor, o titulo de primeiro americano a vencer o campeonato Mundial da FIA de 1965 de Sportscar GT.

 

O primeiro Dyatona, o protótipo, foi construído totalmente na oficina Shelby American, em Venice, Califórnia, as outras unidades foram todas completadas em Modena, Itália, na Carrozzeria Grandsport, mas são considerados carros norte-americanos genuínos.

 

Shelby Cobra Daytona 1965 em Pebble Beach 2015

 

O modelo que apresentamos nas fotos (com o numero 16 nas portas) é o quinto carro construído e participou de importantes corridas como: Sebring, Daytona, Monza, SPA Nurburgring e Le Mans, tendo ao volante alguns pilotos como Phil Hill, John Whitmore, Jack Sears entre outros.

 

Dizem os especialistas que os Shelby Cobra Daytona com menor expressão nas corridas hoje valem em torno de 7,5 milhões de dólares, exemplares com currículos mais extensos e vitoriosos, muito mais...

 

Especificações básicas:

Peso Aproximado: 1.100kgs

Motor: Dianteiro, V8, 289 polegadas cúbicas (4.7l)

Carroceria tipo Coupé

Tração traseira

Publicidade
Publicidade
  • KIA MOTORS
  • 3M
  • TNT ENERGY DRINK
  • NETserv
  • PIRELLI