MATÉRIAS

Isotta Fraschini o campeão de Elegância

Um pouco sobre o mito que anda abocanhando troféus de elegância

Por Leo Peshkov

O grande campeão do melhor e mais prestigiado concurso de elegância do mundo, o Pebble Beach Concourse d'Elegance em 2015 foi um fabuloso modelo italiano, o Isotta Fraschini Tipo 8A F. Ramseier & Cie Worblaufen Cabriolet de 1924.

 

Isotta Fraschini Tipo 8A

 

Em meados de 1931 a encarroçadora Carrosserie Worblaufen adquiriu o Isotta Fraschini 1924 para ser usado em seu projeto para um Cabriolet Esporte cujo entre eixos deveria ser longo e prestigioso, e o Isotta-Fraschini 8A com 3,68m de entre eixos atendia bem ao projeto e daria a classe e valor necessário.

 

Isotta Fraschini Tipo 8A

 

O carro foi finalizado e apresentado ao público em 1932 durante o Auto Show de Geneve, e foi em 1933 o vitorioso do Grande Prêmio Honorário de Cannes.

 

Isotta Fraschini Tipo 8A

 

Um super campeão com proporções perfeitas, desde o chassis, que acomoda a carroaceira longilínea, que fica ainda mais acentudas com o parabrisas estreito (baixo) e acrescida pela presença de dois pneus reserva na traseira.

 

Isotta Fraschini Tipo 8A

 

Um carro tão espetacular não poderia deixar de angariar fãs, prova disso é o fato de o carro ter tido apenas quatro donos em toda a sua história, depois de longa estada na traquilidade da Suíça e depois da França, em 2014 veio a fazer parte do acervo da Patterson Collection e Louisville, Kentucky, EUA.

 

O prestigio da marca se mostra presente também no Brasil, pois neste mesmo ano de 2015 no Encontro Paulista de Automóveis Antigos, um modelo da marca também foi agraciado como Best of Show. 

 

Isotta Fraschini 1927

Publicidade
Publicidade
  • KIA MOTORS
  • 3M
  • TNT ENERGY DRINK
  • NETserv
  • PIRELLI