MATÉRIAS

Brasões e Logotipos: Porsche

Uma breve descrição de um dos símbolos alemães mais respeitados

Por Leo Peshkov

Se alguém lhe perguntar qual a marca germânica que tem em seu logo um cavalo preto impinando, você provavelmente vai dizer: Germânica não, italiana !!

 

Mas na verdade cavalos pretos não são exclusividade italiana, e a germânica Porsche, também tem o seu.

 

Diga-se de passagem que a Porsche é muito fiel a seu basão sendo um dos poucos que desde sua criação jamais foi alterado.

 

 

 

O primeiro carro com marca Porsche foi o 356A, carro projetado por Ferdinand Porsche já consagrado por ser o pai do Volkswagen (o fusca). O 356A aplicava muitos dos conceitos usados no fusca, contudo tinha apelo esportivo e ganhou inúmeros adeptos nos pilotos de final de semana.

 

O brasão dourado, preto e vermelho passou a adornar todos os carros desde 1953 e tem o seguinte significado.

 

A empresa Porsche já existia em Stuttgart desde 1931, em 1944 foi transferida para a Áustria, e retornou a Alemanha em 1950 para ser legitimamente uma fabrica de automóveis.

 

Seu símbolo é descrito por dois brasões, um dentro do outro.

 

O brasão menor no seu centro é o símbolo de Stuttgart, um cavalo preto empinado. Levou um bom tempo até que a cidade deixasse-os  usar este símbolo, hoje, diríamos até que tem orgulho, contudo no começo havia muita gente relutando sobre seu uso. Coisas do sucesso...

 

desenho Porsche_brasão interno de Stuttgart

 

Em destaque o brasão de Stuttgart

 

A parte grande do brasão é dividida em quatro partes, sendo a superior esquerda e a inferior direita com três chifres de veado em cada. A superior direita e inferior esquerda trazem as cores preta e vermelha. Estes símbolos e cores se referem ao antigo ducado de Wurttemburg, região onde Stuttgart hoje está localizada, estes símbolos e cores faziam parte das alegorias usadas a época pelo Duque de Wurttemburg.

 

 

Porsche_brasão externo de Wurttemberg

 

Chifres e cores preta e vermelha, Wurttemburg

 

Por final foi colocado na parte superior o nome Porsche, que até hoje agrega prestigio, confiabilidade, requinte e status a qualquer carro ou produto que fabriquem ou licenciem.

 

 

Porsche_brasão

 

Leo Peshkov

Publicidade
Publicidade
  • KIA MOTORS
  • 3M
  • TNT ENERGY DRINK
  • NETserv
  • PIRELLI