MATÉRIAS

10 dicas para comprar um carro antigo

Você está pensando em investir num sonho, e comprar um carro antigo?

Por Renato Megnis

Antes de gastar o dinheiro que você guardou arduamente, convém levar algumas coisinhas em consideração antes tomar uma decisão definitiva, afinal das contas, hoje em dia não existem mais as “galinhas mortas”, as “moscas brancas”.

10 dicas para comprar um carro antigo

 Elencamos a seguir 10 dicas para levar em consideração antes de tomar a decisão final.

 1)     Ferrugem...

Procure por pontos podres, marcas marrons, bolhas. Ferrugem não é algo que possa condenar um carro, mas, lembre-se sempre que pode sim acabar com um carro. Reparar pontos de ferrugem não é impossível e nem é tão difícil assim, mas lembre-se nunca ficará perfeito. Um conhecido diz assim: uma bolha ou outra não me incomodam mas se eu poder ver através da ferrugem...eu corro!

2)     Placa de identificação do carro.

Através da placa de identificação fixada no chassis do carro é possível reconhecer se o carro teve alterações na cor, acabamento, tipo de motor e outras informações do gênero. Alguns modelos são bem detalhados, outros nem tanto, contudo é uma maneira rápida de verificar o quanto automóvel foi “mexido”.

3)     Quilometragem.

Nem sempre é possível acreditar na quilometragem marcada no odômetro, procure por sinais que demonstrem incompatibilidade entre o desgaste e os quilômetros que aparecem no painel. Lembre-se que carros com alta quilometragem mas que foram bem mantidos, revisados, etc. Podem estar melhor para uso do que carros com baixa quilometragem que nunca foram cuidados com propriedade. Mas uma coisa é certa, carros bons e com baixa quilometragem, custam mais.

4)     Ame-o ou deixe-o

Esta afirmação parece idiota neste contexto, mas não é. Se você não gosta de um modelo de carro nem perca seu tempo, pois você pode se sentir seduzido, achar que é um bom negócio e depois vai acabar se desfazendo do carro por qualquer preço. Quando estiver procurando por um modelo do seu agrado, você instintivamente procurará mais informações, e mais dificilmente fará um mal negócio.

5)     Pesquise

Use a tecnologia a seu favor, pesquise, pesquise e pesquise. Procure por carros a venda, carros vendidos, sites especializados e fóruns. Monte uma espécie de graduação, desde carros excelentes até ruins, e quando for procurar o seu sonho, seja exigente, você terá subsídios para sê-lo.

6)     Produção

Procure se inteirar sobre a numero de carros produzidos do modelo de seu interesse. Existem publicações com estes números, e a internet também poderá ajudá-lo. Quanto menor o numero de carros produzidos mais interessante será o seu retorno.

7)     Exclusividade

As vezes um caro que foi produzido em larga escala, possui poucas unidades com determinado motor ou acabamento, isso fará o seu investimento valer a pena ou não. Quanto mais raro mais valioso.

8)     Cores

Fique atento as cores do carro, interior e exterior. Carros sem as cores originais de fábrica dificultam saber o histórico, e portanto devem valer menos. Existem alguns modelos que foram encomendados e são, portanto raros. Estes sim valem bem mais quando acompanhados do histórico e placa de identificação.

9)     Motores grandes

Hoje os carros com motores de grande cilindrada são os mais procurados, pois eram mais raros e durante algum tempo foram até proscritos. Imagine que você esteja procurando por um Corvette de 1968 a 1972. Os com motores grandes são melhores investimentos que os com motores pequenos, mas você terá que arcar com o custo da gasolina para os passeios...

10) Anos 80

Fique atento aos carros dos anos 80, eles já estão recebendo placas pretas. Muitos modelos que eram considerados exagerados, feios até, pois era a moda dos anos 80, estão sendo pouco a pouco cultuados e têm seus valores subindo a cada dia. Como exemplo posso citar, Camaros IROC-Z, Chevrolet Monte Carlo e Buick Grand Nationals, Carros considerados esportivos, e extravagantes, mas hoje super valorizados.

Publicidade
Publicidade
  • KIA MOTORS
  • 3M
  • TNT ENERGY DRINK
  • NETserv
  • PIRELLI