CARROS ANTIGOS

Dalahaye 145 Franay-Cabriolet

Dalahaye 145 Franay-Cabriolet

O carro que estamos apresentando aqui esteve presente na 65a edição do Concurso de Elegância de Pebble Beach, e , é no mínimo fantástico, pela beleza e pela história.

 

Este Delahaye foi inicialmente concebido para ser um carro de corridas Grand-Prix, tendo obtido um incríel e improvável êxito na prova Prix du Million de 1937 quando derrotou as Mercedes e Auto Union que eram as francas favoritas.

 

Em 1939 ela foi escondida numa propriedade rural na frança para que fosse poupada da Guerra, que uma vez encerrada permitiu que o carro fosse vendido a um proprietário francês que a enviou a um encarroçador para que fosse tranformada num carro esporte.

 

O contrutor escolhido foi Marcus Franay, que descartou totalmente a carroceria original e fez esta maravilha futurística sobre o chassis e motor V12 do bólido.

 

Estranhamente, o carro nunca foi retirado pelo proprietário, ficando nas instalações de Franay, que decidiu levá-lo para o Auto Salon de Paris em 1946 para mostrá-lo ao público, em 1947 o carro venceu o Concurso Internacional de Excelência (International Concourse d`Excellence), dando notoriedade e o tornando um mito.

 

Franay vendeu o carro em 1953 e nos anos 80 foi adquirido pelo designer Charbonneaux que removeu a carroceria do cabriolet e instalou num conjunto chassis-motor de um Delahaye model 135 de 6 cilindros, e usou o conjunto original V12 para construir um novo carro, só que de corrida.

 

Não se desespere, a história continua...

 

O atual dono desta jóia, em 1997, comprou ambos os carros, e retornou a mecânica do carro tal qual fora concebido em 1946.

 

Um carro espetacular de qualquer ângulo que se possa olhar. Magnífico !

LISTAR CARROS POR

BUSCAR
Publicidade
Publicidade
  • KIA MOTORS
  • 3M
  • TNT ENERGY DRINK
  • NETserv
  • PIRELLI